sábado, 27 de outubro de 2007


Ah... algo diferente hoje pra variar a cara deste blog...
Não sei ao certo, mas acredito que durante todo este tempo em que postei neste blog (vão-se aí cinqüenta e tantos posts) eu venho falando de amor, de dúvidas, sentimentos... Isso me faz ver que este lugar é vazio! Tudo bem, apesar de tudo este será mais um post relacionado a sentimentos, afinal, ainda não aprendi a ser subjetiva o bastante pra não expressar nada dizendo tudo.

Se é assim, já falei de tantas coisas, mas nunca falei daquilo que mais abomino, talvez a única coisa que eu repudie de verdade: Hipocrisia.
Segundo o wikipédia, "a hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.
Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação."

Não faz muito tempo que adotei esta palavra no meu vocabulário usual, tinha-a apenas em minha seção de guardados, apenas para saber o que é. Daí um dia, quando acordei, me senti uma pessoa mais política, e passei a ver como o sentido desta palavra contrastava no meu dia-a-dia. Não que eu faça uso, de repente até o faça, é hipocrisia dizer que não. Mas sinceramente, não a uso de forma contente quando o faço.

Ultimamente tenho me incomodado demasiadamente com este fato, uma vez que ando mais sensível, exausta e enérgica.

Me irrita profundamente ver uma pessoa irritada, culpando o governo pelas mazelas sociais. Só que não faz nada para mudar o quadro social. Não digo aqui que devem ser feitas coisas do tipo "dê esmolas", "roube do rico e dê para o pobre", "venda o que é seu e dê tudo para uma instituição de caridade", mas quantas vezes nós dedicamos uma hora de nosso dia pra visitar um asilo? Todo mundo tem medo de envelhecer e ir parar num asilo, tem medo de ser esquecido, no entanto, esquecem-se dos pobres velhinhos e doentes marginalizados num asilo. Quem não tem medo da violência de hoje em dia? Mas quantos que dizem querer paz fazem a paz? Paz não quer dizer não estou matando, paz é fazer o amor, praticar o amor, ver na pessoa do outro um ser semalhante a você. Porém, a cada momento nos deparamos com sede de vingança, com o ódio, a fúria. Qualquer um está suceptível a este tipo de coisa, é justo, somos humanos, de carne e osso, mas devemos observar que isto deve ser por um momento, no máximo um dia. Até que tudo seja esclarecido.

Quantas guerras não seriam ignoradas se não fosse a "sede de justiça"? Não só guerras, mas assassinatos, outros tipos de agressões físicas e até mesmo morais, coisas qua acontecem no nosso cotidiano e a mídia nem mais se dá ao trabalho de publicar. É normal. Violência virou banalidade! Isso é normal? Isso é hipocrisia!
Dizem que a política é o setor que mais se usa da hipocrisia. Concordo. Mas sem querer defender ninguém, o maior hipócrita na política é o povo! O povo - que adora (desculpe o termo) "meter o pau" em deputados, senadores, prefeitos, presidentes (e todas outras ordens políticas), foi quem os elegeu, para representar a nossa vontade. Se o quadro político-social do país está do jeito que está, boa parcela da culpa é nossa! Por que aceitamos tudo de braços cruzados? Uma coisa que aprendi é que ninguém dá nada a ninguém de graça, e se você quer conquistar alguma coisa, terá que fazer com suas próprias mãos. É muito fácil falar que tudo dá errado por causa do governo, só que é difícil fazer mudar pela mão do povo. E por quê? Porque somos todos hipócritas!

Nos orgulhamos em dizer que vivemos numa democracia, no entanto servimos apenas para fazer uma escolha: Quem escolherá o resto por nós.

Aí tenho que ouvir: "Não vou me meter em protestos e manifestações, eu não votei nele. Quem votou, quem quis ele que pague o pato. Mande quem votou nele fazer alguma coisa em prol do Brasil". Peraí, porque eu não votei nele eu deixei de ser brasileira?
Nunca! E não é porque eu não achei o candidato tal digno do meu voto que eu vou deixar rolar do jeito que rola porque ele ganhou. Isso é hipocrisia!

É hipocrisia acreditar que o mundo vai melhorar sozinho, ou com quem está acomodado no poder. É preciso que cada um lute, e mostre que faz a diferença. Pequenos atos, coisas aparentemente sem importância, o uso do amor, da racionalidade, ser humano. Isso nos faz ser melhores. E é sendo pessoas melhores que mudaremos o mundo!

"Se os homens fossem melhores, não precisaríeis nem da força nem da fraude" (Nicolau Maquiavel)

0 olhar(es):